SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.
O sistema cardiovascular transporta elementos essenciais para o funcionamento dos tecidos, como gás oxigênio e gás carbônico, hormônios, excretas metabólicas, células de defesa, etc.
Muitos seres vivos não apresentam um sistema circulatório, como é o caso dos protistas, poríferos, celenterados, platelmintos e nematelmintos.
Outros não possuem um sistema circulatório verdadeiro, como é o caso dos celenterados e dos equinodermos. Os celenterados possuem um sistema gastrovascular e os equinodermos possuem um sistema ambulacrário, e neste não há liquido sanguíneo.
Sistema circulatório aberto ou lacunar
É o tipo de sistema circulatório dos moluscos e artrópodes. O coração é pouco musculoso e composto por câmaras que bombeiam a hemolinfa, que é um tipo de sangue sem pigmentos. Esta hemolinfa é bombeada por um vaso dorsal e cai em cavidades do corpo do animal onde realiza trocas gasosas e depois é coletado pelos vasos e lacunas, voltando ao coração. Em artrópodes o coração é um tubo muscular longo.
Esta circulação é chamada de aberta, pois o sangue não circula totalmente dentro dos vasos.
Circulação fechada
Neste tipo de circulação todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. É mais evoluída que a circulação simples, o coração é mais musculoso, há capilares, a pressão sanguínea e velocidade do fluxo são maiores e a quantidade de alimento que pode ser transportado por unidade de tempo também é maior. Encontramos este tipo de circulação nos anelídeos e nos vertebrados, e nestes últimos, ela pode ser simples ou dupla.
Circulação fechada simples
Só existe um tipo de sangue, o venoso. Ocorre em vertebrados de respiração branquial – os peixes. O sangue realiza trocas gasosas nas brânquias e retorna ao coração.
Circulação fechada dupla
Neste tipo de circulação há dois tipos de sangue: o sangue venoso e o sangue arterial, pois há circulação pulmonar e circulação sistêmica. Esses dois tipos de sangue nuca saem da rede de vasos sanguíneos.
Pode ser dividida em completa e incompleta. Quando há mistura dos dois tipos de sangue porque o coração possui menos de quatro câmaras ou a separação destas é incompleta, a circulação é dita incompleta. Se não há mistura dos dois tipos de sangue, ela é dita completa. ( Fabiana Santos Gonçalves )








REFERENCIAS
https://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/
https://www.google.com/search?q=circula%C3%A7%C3%A3o+o+que+%C3%A9&hl=pt_br&tbm=isch&tbs=rimg:CbTYRbNO7HhxIjiTOWlm0-lzIXfYKbRcBXoqxaY4bp79ZloxXynyw8oEuHNkeD4BMDOEs3jbmW5V3N4jkBihfQBiByoSCZM5aWbT6XMhEaCHdNJI777FKhIJd9gptFwFeioRrgYJaG8ckB8qEgnFpjhunv1mWhHUZhm9UEzxHCoSCTFfKfLDygS4EcndO7tAI9t8KhIJc2R4PgEwM4QRKKel6c4Raa4qEgmzeNuZblXc3hEyYzYHG6RqLCoSCSOQGKF9AGIHER3bAR7vutLj&tbo=u&sa=X&ved=2ahUKEwiWgPyH4-LbAhWIS5AKHfKhCcYQ9C96BAgBEBs&biw=1366&bih=662&dpr=1#imgdii=d2HCkhD99_lT9M:&imgrc=lbSYFLDl3W9hKM:


